quarta-feira, 26 de maio de 2010

REPRESENTAÇÃO NA CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE SAÚDE MENTAL


O Programa de Saúde Mental da Unidade de Saúde do Vale Encantado esteve representado na 1ª Conferência Municipal de Saúde Mental, na pessoa do nosso colega Daildo que participou da mesa de abertura representando todos os usuários do Programa do Município e fez um brilhante discurso. Confira na íntegra o seu pronunciamento:

1ª Conferência Municipal de Saúde Mental- Com certeza vamos mais!

Quero abordar a importância deste evento. Nós pacientes, esperamos que esta seja a primeira de muitas outras que virão; e precisamos avançar muito mais. Esta é uma oportunidade de colocar em prática, reivindicar algo para completar o Programa na nossa cidade.

Temos muitas necessidades de coisas básicas que, sem elas, não terá saúde mental. São coisas simples como por exemplo:

· a medicação - não adianta ter psicólogo, ter psiquiatra, assistente social e não ter medicamento;

· Quero lembrar também o déficit de profissionais em algumas unidades;

· Quero lembrar o dever da família no tratamento do seu ente querido. Esta sim é peça fundamental. Sem a família o paciente é como uma planta sem raiz, um barco à deriva. A família tem que assumir o papel de cuidar pois a recuperação do paciente depende demais dela.

Temos que enfrentar estes desafios e, em nome de todos os pacientes da saúde Mental de Vila Velha, faço uma reivindicação e até mesmo um apelo: queremos uma política de Saúde Mental mais afetiva. Que nossos governantes, as nossas autoridades, olhem com mais carinho para esta área. Vamos nos juntar e quebrar as correntes do preconceito. Tem muitas pessoas trancadas por ai. Vamos derrubar estas barreiras.

Eu, paciente da saúde Mental quero, em nome de todos os outros, agradecer aos profissionais da área da Saúde Mental em nosso Município, que mesmo com dificuldades estão lutando para que todos os paciente sejam reinseridos na sociedade. Obrigada!

Um comentário: