domingo, 15 de novembro de 2009

Era uma vez um passeio de trem...

DAILDO PEREIRA MAGALHÃES

A Unidade de Saúde do Vale Encantado, junto com o grupo que compõe o de Programa de Saúde Mental, coordenado pelas seguintes pessoas: Zênia ,Vivian e outros, resolveram fazer um passeio de trem para ajudar na terapia dos pacientes.
Por tratar-se de um passeio organizado pelo grupo,os recursos tinham que ser dos organizadores.
A princípio não foi fácil, mas fizemos uma rifa de uma cesta de artesanatos doados por alguns amigos e também pelos pacientes do Caps. Também fizemos uma lista e pedimos a colaboração dos comerciantes do bairro, e assim conseguimos todos os recursos.
A viagem para alguns era vista como uma terapia, mas foi se aproximando a data e alguns ainda estavam em dúvida mas outros estavam ansiosos.
No dia da viagem chegamos todos no horário determinado e contamos com a colaboração da Igreja Batista que nos forneceu o lanche. Chegamos na Estação e lá nos aguardava o tão sonhado trem...
Para alguns era a primeira vez, para outros não, era só mais um passeio.
As pessoas que coordenaram nosso passeio deram um show de organização: todos foram com pulseiras de identificação.
Quando o trem partiu parecíamos crianças. Fomos apreciando o verde e os manguezais aos fundos da Bahia de Vitória. Nós tínhamos como destino a cidade mineira de Aimorés. Quando lá chegamos fomos muito bem recebidos, aí fomos conhecer a cidade. Nosso guia nos levou ao Museu da cidade para conhecermos sua história e a essa altura todos estavam deslumbrados.
Depois da visita ao museu fizemos uma mesa redonda, discutimos os problemas do nosso grupo e expusemos as nossas dificuldades e servimos de aprendizado para eles.
Após esse encontro fomos para o almoço. Depois fomos conhecer o Instituto Terra. Ficamos deslumbrados, foi maravilhoso!
Em seguida fomos ao Parque Botânico. Ao chegarmos lá, apesar do curto tempo, a organização levou um bolo e cantamos parabéns para o aniversariante do mês.
Chegou a hora de voltarmos para casa, nos despedimos de tudo e de todos.
Na viagem de volta também foi muito divertido voltamos contando piadas e nos divertindo as pampas até chegar Vitória.
Enfim, aqueles que tinham dúvida sobre ir ou não ao passeio quem foi quer outro quem não foi perdeu!

2 comentários:

  1. Quero fazer um apelo as pessoas que tem um familiar com algum disturbio mental , cuide bem dele nao permita que ele fique trancado em manicomio ou em qualquer outro lugar trate-o em casa ,a familia é peça fundamental na recuperaçao do mesmo !
    Eu sou uma prova viva disso.
    quero agradecer a todos que cuidam do nosso grupo muito obrigado por tudo.
    receba o abraço da familia do DAILDO
    paciente desse grupo.

    ResponderExcluir
  2. È isso ai Daildo...Voce conseguiu resumir nas suas palavras a essencia da nossa luta...
    "Cuidar sim, excluir não!"
    Quanto ao nosso trabalho com o grupo, não precisam agradecer... só estamos tentando desempenhar nosso papel da melhor forma que podemos, e tem sido muito gratificante pra nós estar com voces neste tempo...
    Como você mesmo diz "juntos podemos mais"... e eu acrecento: e vamos voar alto...

    ResponderExcluir